domingo, 1 de julho de 2007

O Concurso de Atrizes


Era um programa de TV como outro qualquer.

O quadro a passar naquele momento era o Concurso de Atrizes. Nele, várias candidatas faziam uma cena no palco com os atores e atrizes famosos. Uns grupos de cinco jurados (três artistas e dois especialistas em Artes Cênicas) iriam avaliar os candidatos. A campeã ganharia um papel na próxima novela da emissora. Era o público quem ia decidir, ligando para um serviço tarifado.
Naquele dia havia duas finalistas: Andréia Sousa e Marina Bruneto.

Era a sensação do momento. Quando o quadro começou, a audiência do canal disparava dos demais. Era, simplesmente, a final.

Era a hora de Andréia começar. Interpretou a cena em que sua personagem flagrava uma traição e dizia poucas e boas para o namorado e para a amante, que fugia.

Fim.

Aplausos. Torcidas com faixas e camisetas. Parentes da moça estavam na platéia, eufóricos.

Hora dos jurados. O apresentador, o simpático e brincalhão Fausto Liberato deu a palavra a uma artista. Simpática, boazinha e sorridente, deu nota dez à interpretação da moça. Os outros dois artistas também seguiram a mesma linha: três notas dez.

Hora dos entendidos no assunto: Betty Luka e Nelson Castro.

Betty aprovou a expressão corporal da candidata. Elogiou o uso do espaço cênico e à utilização do tom de voz no momento certo, sem forçar. Nota dez.

Nelson, considerado o carrasco do júri, fez dele as palavras da colega jurada, porém ressaltou que ela poderia ter entrado mais na dor do personagem. Nota nove.

Aplausos. Agora, o apresentador anunciou a segunda finalista: Marina Bruneto. Fez-se a cena e o mesmo tema.

Hora dos jurados. Os artistas, sempre gentis, deram dez à moça. O público vibrou, já que Marina era a favorita pelo seu grande carisma, mais até que pelo talento.

Hora dos entendidos. Betty adorou a postura da moça, dando ênfase ao ódio que ela encarnou no momento em que falava com o namorado. Nota dez.

Já Nelson foi enfático. Não gostou da apresentação de Marina, dizendo que ela foi forçada demais. Começou a ser vaiado. O apresentador acalmou os ânimos. Betty pôs de ao microfone e discordou do jurado, dizendo que ele era perfeccionista demais, e que a moça estava forçada demais e que parecia aquelas atrizes fuleiras de novela mexicana. Marina, sem graça, riu, mas não quis falar. O ator que contracenou com ela a defendeu, dizendo que ela fez como mandava o figurino. O público o aplaudiu de pé. O apresentador quis encerrar o assunto pedindo que Nelson desse a nota. Nelson começou a falar, mas fora interrompido por vaias. Betty voltou a falar, dizendo que tecnicamente ela fora bem. Nelson se exaltou, dizendo que queria dar seu voto e mandando Betty ficar em silencio pois agora a palavra era dele. Ela não gostou, e respondeu que ele estava sendo mal educado. Pronto, discussão. Baixaria. Ambos começaram a exaltar as suas experiências em Artes Cênicas.

O apresentador interviu, fazendo uma piada coma cena e encerrando o assunto. Nelson votou nota oito, e ao ser vaiado, respondeu ao público com um estampado sorriso de satisfação.

Pronto. votações encerradas. Era a hora de anunciar a grande vencedora. O apresentador apareceu com um envelope lacrado, pronto para anunciar a vencedora.

Abriu o envelope. Era a hora de anunciar a vencedora...
Silêncio.

Expectativa.

Eis o resultado.

Total: Andréia Sousa – 9,4 Marina Barreto - 9,7

Comemorações. Marina, a grande favorita, era a campeã.

Agradecimentos aos artistas, aos jurados (Betty está séria e mal olha para Nelson. Este aplaude com cara de seguindo o protocolo), e ao público. Fim do programa.

Nas residências, comentários. A vitória fora justa? Manipulação? Andréia parecia ser a mais talentosa, porém, Marina era a mais carismática.

Mas o que se tornara o assunto mesmo daquele dia, era a cena entre Betty e Nelson.

Ele estava certo? Errado? Fora grosso demais com a colega jurada? Ela se exaltou demais com ele? O apresentador agir certo cortando o assunto? Marina realmente havia forçado?

Na internet, noticiários informavam sobre a vitória de Marina e a cena entre os jurados.

As comunidades relacionadas ao assunto no Orkut eram entupidas por postagens. Um tópico criado já ultrapassava cem postagens em menos de dez minutos.

No dia seguinte, os jornais nas bancas notíciavam a “briga dos jurados”. Nos ônibus, bares e praças, comentava-se sobre o assunto. Programas especializados em celebridades deram a notícia até a exaustão. Revistas de fofocas publicavam entrevistas de todos, ambos humildes e dizendo que não falariam sobre o assunto. Boatos então foram espalhados. Já diziam até que Nelson teria estapeado Betty nos corredores da emissora.
Realmente, o assunto dera muito pano para manga, e principalmente, muitas discussões, onde alguns extrapolavam o limite da civilidade e demonstravam as suas arrogâncias e as manias de quererem se impor como os donos da razão. Namorados pararam de se falar. Irmãos se estapearam. Alunos chegaram atrasados na escola pois estavam comentando, no meio do caminho, parado, sobre o assunto com os seus amigos. O mesmo aconteceu com alguns trabalhadores e até quem ia fazer entrevista de emprego.

Era considerado o assunto mais importante do dia, e talvez, da semana.

Dados Estatísticos

· O programa de Fausto Liberato estourou de audiência naquele dia;
· A internet lotou de acessos;
· Recorde de vendagem de jornais e revistas de fofoca;
· Recorde de audiência em vários programas de celebridades;
· Recorde de ligações para o programa e de faturamento em impostos pelas ligações feitas;
· Betty participou de vários eventos festivos, ganhando mais status e celebridades ao seu redor;
· Marina e Andréia posaram nuas na Playboy por cachês gordos;
· Nelson virou jurado fixo do programa, também por um alto e generoso cachê.

Betty e Nelson são ótimos amigos, tanto que, naquele dia, enquanto pessoas brigavam a favor de um ou de outro, eles comemoravam juntos, sem mágoas, num jantar especial com os amigos, pois a experiência em ser jurados no programa fora um sucesso.E mais felizes ainda, porque no dia seguinte, seus cachês já estavam disponíveis para saque no banco. Era bom demais para ser verdade...

Pois é, e viva a televisão e ao seu "ouro mais precioso":

VOCÊ!!!

4 comentários:

H. Junior disse...

massa o blog

parabens mesmo

abraço ate mais

R Lima disse...

Vida boa essa... medíocre de qm aos domingos pensa com esse pensar..

Boa crítica social como sempre...

Cara ainda não chegou a hora do meu envelhecer.. rssss... vê lá no meu blog..

Estou numa sequencia de 12 textos até o dia 12.. passa sempre por lá.. e me prestigia com seu pensar...

Abçs,



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

R. B. Dillinger disse...

Como sempre que tá de fora se preocupa mais com quem realmente "causou" no programa!

Nós, infelizmente!
jehehe

valeu pelo comentário no meu blog
abraço!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.